CULTURA
Um dos temas mais comuns em ficções, sejam elas livros, curtas, longas, séries ou desenhos animados, é o mistério da magia. Por fazer a imaginação de adultos e crianças ganharem asas, o tema sempre foi um dos preferidos de muitos criadores e diretores. O assunto é explorado desde o século passado e até hoje rende grande bilheteria e destaque, além de conseguir ser retratado de um jeito mais realista com o passar dos anos.
Mas o que poderia gerar tanto interesse em torno de temáticas sobrenaturais? Talvez pela possibilidade de questionar o que é real? Ou quem sabe por alguns minutos nos fazer acreditar que aquilo, que em nosso mundo real seria um mito, pode realmente acontecer? Abaixo citamos um top 5 de séries e filmes de diferentes épocas e que exploram, com mais ou menos intensidade, o misticismo.

A Pequena Sereia
Os filmes da Disney fizeram parte da vida da grande maioria das crianças, e muitas pessoas nem imaginam que o esoterismo está presente - implícita ou explicitamente - na maioria deles. Em A Pequena Sereia, a vilã Úrsula, metade polvo e metade mulher, é a temida bruxa do mar que enfeitiça a princesa no decorrer do filme. Além da magia, ela também faz o uso de uma bola de cristal para realizar suas trapaças.
Harry Potter

Os filmes do bruxo mais famoso dos últimos tempos contém traços do esoterismo, e isso é explícito em toda a trama. Porém, por outro lado, também há algumas curiosidades relacionadas aos nomes dos feitiços e personagens.
O feitiço “Avada Kedavra” tem sua origem em aramaico. A frase abbadda kedhabra quer dizer “desapareça com essa palavra”, e era utilizada por antigos feiticeiros para fazer as doenças sumirem, embora não há relatos de que estas palavras eram usadas para matar alguém.
A cobra Nagini tem uma linhagem nobre e um papel muito importante na mitologia. Naga é uma palavra em sânscrito que significa cobra, e nagi é o feminino. A naja pelo Budismo e Hinduísmo é a raça das cobras semi divinas, dotadas de grandes poderes.

O sobrenome Malfoy vem do latim maleficus - alguém que faz mal aos outros. Na idade média, esta palavra era usada para se referir aos bruxos. O nome da professora de adivinhação é Sibila Trelawney, e a escolha não foi por acaso. Seu primeiro nome vem das famosas profetisas da mitologia, Sibilas.


The Vampire Diaries
A série de oito temporadas que bateu recordes de audiência e foi sucesso absoluto entre os jovens conta a história de Elena Gilbert, uma garota órfã que perdeu os pais em um acidente, e dos irmãos Stefan e Damon Salvatore, que no desenrolar da história lutam pelo amor da garota.
A série é marcada pela presença de seres sobrenaturais, como lobos e vampiros, além dos bruxos, que também possuem um papel essencial na trama. Um dos destaques na série é a personagem Bonnie Bennett, uma bruxa que veio de uma antiga linhagem poderosa e herdou quase os mesmos dons que suas ancestrais.
Em certo ponto da história, Bonnie se torna uma âncora, ou seja, pode interagir tanto com seres humanos quanto com os espíritos dos mortos.
O desenho francês, baseado em uma história em quadrinhos italiana e que conquistou o coração de crianças do mundo inteiro conta a história de cinco amigas com poderes que lutam para salvar “os dois mundos”. Will, Taranee, Irma, Cornélia e Hay Lin foram escolhidas pelo Oráculo de Kandrakar para se tornarem as Guardiãs do Véu, e receberam seus devidos poderes.
Will ficou com o coração de Kandrakar, o poder da energia que controla todos os outros poderes, Taranee recebeu o poder do fogo, Irma o da água, Cornélia o da terra e Hay Lin o do ar.
A personagem Hay Lin uniu as iniciais dos nomes de cada integrante do grupo e formou a sigla WITCH, que desde então passou a ser o nome oficial do grupo, e que significa “bruxa” em inglês.
Witch

American Horror Story
A série, que em 2015 bateu o recorde de programa de tv mais visto do canal FX, é descrita como antológica e tem uma temática diferente em cada temporada, com cada enredo contendo seu próprio início, meio e fim.
As histórias basicamente tratam de questões espirituais e poderes sobrenaturais, inclusos em pontos realísticos (como os lados mais obscuros da sociedade e da mente humana). Em meio a cenários assustadores e histórias totalmente diferentes, a terceira temporada da série, Coven, aborda o universo das bruxas.
A série contou com alguns personagens baseados em pessoas reais, como Delphine LaLaurie, interpretada por Kathy Bates, que torturou, mutilou e matou cerca de 96 escravos em 1800. Além disso, Coven consegue trazer para o mundo fictício a bruxaria européia e a magia vodu.


ITENS RELACIONADOS

victoria roman
taynara rios