top of page

taynara rios

Assuntos relacionados à astrologia nas passarelas do SPFW

fotos: divulgação

Em seu último desfile que ocorreu na temporada anterior do São Paulo Fashion Week, com a coleção de inverno R.I.P (Relax is Priority), a marca Cotton Project fez o público mergulhar em um mundo onde o relaxamento é uma necessidade do ser humano para o entendimento de ideias. A grife, criada há cinco anos por Rafael Varandas, decidiu dar continuidade a este tema e procurou o “relax” da coleção anterior no mundo contemporâneo para utilizar nas peças desenvolvidas para o verão 2018.

 

A insatisfação dos jovens nos dias atuais foi um dos pontos analisados pela Cotton na coleção Cosmic Psychos, que subiu às passarelas do SPFWN44 em agosto deste ano. O desfile contou com o apoio da Puma e da Rhodia Solvay Group, que ajudou na criação e no desenvolvimento de peças com o Rhodianyl® High-D, fio de poliamida biodegradável desenvolvido para permitir que as roupas descartadas em aterro sanitário se decomponham em até três anos, não em 60, que é o comum de uma biodegradação.

Um dos responsáveis pelo Marketing da Solvay, e quem teve um papel fundamental na parceria da empresa com a Cotton, Felipe Alvarenga, conta que um dos grandes desafios das marcas é absorver verdadeiramente as ideias do público que elas querem atingir. “Criar a personalidade de uma coleção é algo muito difícil, e as marcas buscam inspirações na linguagem e no estilo de vida desse público. Escolhemos nos juntar com a Cotton neste projeto porque acreditamos que eles realmente entendem a mentalidade de seu público alvo de um jeito mais próximo. A coleção trouxe essa inspiração nas pessoas mais velhas, mas não é uma pessoa velha tentando entender a cabeça de um jovem, é o jovem entendendo o pensamento do jovem, assimilando seus interesses." 

A coleção foi desenvolvida pelo diretor de criação Rafael Varandas e pelo estilista Acácio Mendes, e alguns fatores importantes foram abordados: a ansiedade, insatisfação dos jovens e a astrologia, meditação e o misticismo como algo que pode trazer respostas para estes problemas presentes na geração pós-internet.

Uma das inspirações foram os “novos velhinhos” do bairro Higienópolis, pessoas da terceira idade que carregam um estilo mais “confortável” e não são muito adeptas à internet. O processo foi iniciado com a observação de uma geração totalmente diferente da que usam as peças da marca.

"A coleção trouxe essa inspiração nas pessoas mais velhas, mas não é uma pessoa velha tentando entender a cabeça de um jovem, é o jovem entendendo o pensamento do jovem, assimilando seus interesses."

Como a geração atual está ligada ao misticismo, é natural que algumas pessoas acabem culpando os astros por tudo. Por isso, a marca apresentou algumas camisetas com referências aos astros, fez brincadeiras com o retorno de Saturno em algumas peças e decorou as costas de uma jaqueta com a frase "blame it on the moon" (culpe a lua, em inglês).

Felipe ainda afirma que analisar o comportamento do consumidor é algo maior do que se basear em dados estatísticos sobre o que eles compram ou quanto gastam. Na realidade, é entender a cabeça de seu público, que são as pessoas que a marca quer conversar. “Se a astrologia faz parte da vida e do cotidiano de um grupo tão grande de pessoas, nada mais justo do que tentarmos inserir isso dentro das nossas estratégias. Essa questão de signos está muito em alta e podemos perceber isso em nosso convívio social, muitas pessoas culpam o comportamento de outras por meio da astrologia, e soubemos explorar isso de uma maneira diferente e que nos trouxe um ótimo resultado."

De maneira simples, a marca jovem e vibrante apresentou uma análise além da explicação científica, com uma visão na qual temas como esse seriam a resposta para a inquietação dos jovens. O desfile conseguiu abordar a amplitude do universo e os cosmos com estampas e cores relacionadas aos anos noventa, e ainda passou uma mensagem necessária e relevante para seu público.

A Cotton Project apresentou nas passarelas do SPFW a coleção Cosmic Psychos. Veja a campanha da marca, que se baseou nos jovens e na astrologia presente em seu cotidiano.

ITENS RELACIONADOS

bottom of page